Simpósio Nacional de Geografia Urbana

30 anos de SIMPURB

Em 1989 realizava-se na USP a primeira edição do SIMPURB nascido da necessidade de pensar o Brasil urbano. O ponto de partida desta edição  foi fazer uma análise sobre o “estado da arte”  das pesquisas, enquanto os simpósios sequentes se debruçaram sobre a pesquisa que estava sendo realizada em suas variadas vertentes teóricas e possibilidades de método. Neste período foi se revelando o modo como o urbano ganha centralidade para a compreensão do mundo em que vivemos constituindo-se como uma nova problemática (com suas exigências teóricas) mostrando a  potência da Geografia urbana brasileira.

Duas  perspectivas de análise permeiam as edições dos SIMPURBs:  a teórica e prática. No plano teórico vislumbra-se a necessidade de construção de uma teoria capaz de ler a realidade urbana em suas contradições. No plano da realidade os questionamentos sobre o aprofundando das desigualdades sociais manifestas na segregação espacial.

A riqueza dos SIMPURBs reside, sem sombra de dúvida, na convivência das  vertentes diferenciadas da pesquisa em termos teórico e de método o que se  faz negando o pensamento único para debruçar-se sobre a diferença estimulada pelo debate sem preconceitos, fato que fez dos SIMPURBs um importante espaço de reflexão sobre o mundo moderno e sobre o papel da Geografia nesse processo distanciada  do pensamento ligeiro e superficial.

A defesa deste espaço aonde as diferenças se desenvolvem livremente e o pensamento se renova a cada edição é seu maior legado. No momento atual aonde a crise se aprofunda acompanhada de modo inédito, pelo   anti-intelectualismo e pelo ataque a universidade, a exigência da pesquisa engajada e do debate comprometido com a transformação da sociedade reforça o papel de resistência que  nos acompanha há 3 décadas.

Ana Fani Alessandri Carlos (USP)

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.