Simpósio Nacional de Geografia Urbana

GT-14: Geotecnologias e Análise Espacial no espaço urbano

Coordenadores: Jader Oliveira Santos, Lindon Fonseca Matias (UNICAMP), Wagner Batella (UFJF) e Helio Carlos Miranda de Oliveira (UFU)

O desenvolvimento das Geotecnologias e das técnicas de Análise Espacial tem promovido uma revolução nas investidas espaciais, particularmente na perspectiva dos estudos urbanos. Seja no contexto da produção de conhecimento ou na perspectiva da intervenção, as cidades têm sido interpretadas, em diversas escalas, com o auxílio dos aparatos que envolvem as Geotecnologias e os métodos de Análise Espacial.

Por isso, urge que se debatam questões teórico-conceituais e operacionais presentes no estudo do espaço urbano enfatizando, em particular, o papel das Geotecnologias e da Análise Espacial na estruturação e análise das cidades. Pretende-se, neste eixo de discussão, agregar contribuições científicas que envolvam, por exemplo, a utilização de Geotecnologias para o estudo das cidades e para o planejamento urbano; os métodos de representação espacial; o desenvolvimento e aplicação de indicadores socioeconômicos e socioambientais; o estudos sobre áreas de risco, de vulnerabilidade social etc. na cidade; os métodos de análise espacial e os estudos urbanos; Sensoriamento Remoto e urbanização; o estudo de temas diversos tratados na perspectiva urbano-espacial, como violência, pobreza, segregação, economia, demografia, água, áreas verdes etc.

Nesta ampla agenda de discussão, emergem questões de fundo conceitual bem como aspectos operacionais ligados ao uso e acesso às bases de dados geoespaciais, tais como: Qual o potencial atual das geotecnologias na análise das relações socioambientais? O que é a geografia do Ciberespaço? Qual o papel das geotecnologias na análise multiescalar dos espaços urbanos? Como as geotecnologias podem potencializar a produção da informação geográfica gerada por usuários através dos dispositivos móveis, como TABLETS e “telefones inteligentes (smartphones)? De que forma as técnicas de análise espacial têm sido utilizadas na produção e análise de indicadores sócio-territoriais urbanos? Qual relevância da geoinformação em uma sociedade em rede? Como a jurisdição geográfica da Internet interfere na regulação soberana entre os países e na produção imaterial do espaço urbano?

Lista dos trabalhos aprovados no GT-14

1. ALICE RAUBER. ACESSIBILIDADE E RENDA: PADRÕES DE SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL EM PORTO ALEGRE

2. ANA CRISTINA DE SOUZA MARIA. ANÁLISE DA EXPANSÃO URBANA PARA AS ÁREAS RURAIS DA ZONA SUL DE VIÇOSA-MG

3. CLAUDIA RAKEL PENA PEREIRA. ÍNDICE DE VULNERABILIDADE SOCIAL A INUNDAÇÃO COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO URBANO

4. FERNANDA BARBOZA DOS SANTOS, FABRICIO HOLANDA DO NASCIMENTO, VINICIUS LIMA LEMES. EVOLUÇÃO TÊMPORO-ESPACIAL DA MANCHA URBANA COM O USO DE GEOTECNOLOGIAS: ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE VIANA, (ES)

5. GILBERTO EIDI TERAMOTO OLIVEIRA. GEOTECNOLOGIAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS DE EXPANSÃO URBANA: UM ESTUDO SOBRE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

6. IDELVON DA SILVA POUBEL, FÁBIO LUIZ MAÇÃO CAMPOS. USO DE GEOTECNOLOGIAS NA IDENTIFICAÇÃO DE CONFLITOS E SOBREPOSIÇÕES LEGAIS EM ÁREAS DE EXPANSÃO URBANA

7. JOHN KENNEDY RIBEIRO DE SANTANA. ANÁLISE EVOLUTIVA DA OCUPAÇÃO DOS MORROS DA CIDADE DO RECIFE

8. LETÍCIA XAVIER CORRÊA, CLARICE MARASCHIN. DIMENSÃO ESPACIAL DA SEGREGAÇÃO RESIDENCIAL URBANA

9. RAFAEL DOS SANTOS CARVALHO. ANÁLISE TEMPORAL DA COBERTURA VEGETAL DO PERÍMETRO URBANO DE MARABÁ DE 2006 A 2016

10. REGINA DE MARCHI LYRA OLIVEIRA, VINÍCIUS VIEIRA PONTINI. GEOTECNOLOGIAS APLICADAS À ANÁLISE DE VARIÁVEIS SÓCIOAMBIENTAIS: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE PIÚMA (ES)

11. RENATO DA SILVA LOPES. TRANSFORMAÇÕES DA MORFOLOGIA URBANA NO CONTEXTO DO PROJETO PORTO MARAVILHA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA ENVOLVENDO SIG

12. THIAGO VITAL DO CARMO, MATEUS MENEGOSSI PORTO, GIOVANNE RUSSO DELL'AQUILA. SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NA PERIFERIA DE SÃO PAULO: ANÁLISE DA VULNERABILIDADE SOCIAL EM ENCLAVE FORTIFICADO POR MEIO DE GEOTECNOLOGIAS

13. VITOR AUGUSTO LUIZARI CAMACHO. GEOTECNOLOGIAS NA ANÁLISE DAS ÁREAS DE DESIGUALDADE SOCIAL E ÁREAS DE INTERESSE AMBIENTAL EM SÃO CARLOS – SP.

14. WILLIAM CARLOS RODRIGUES GONÇALVES. GEOGRAFIA E CRIMINALIDADE: ASSASSINATOS DE POLICIAIS NA REGIÃO DA GRANDE VITÓRIA DE 2005 A 2018.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.