Simpósio Nacional de Geografia Urbana

GT-17: Geografia e Apropriação Urbana: Ensino de Cidade e das Comunidades Tradicionais

Coordenadores: Ana Claudia Sacramento (UERJ), Catia Antonia da Silva (UERJ), Adriana Carvalho Silva (UFRRJ) e Karla Annyelly Texeira de Oliveira (UFG)

 

A necessidade crescente de problematizar o papel do conhecimento da cidade e de seus temas sobre o urbano e a urbanização no ensino de Geografia e reconhecer  as formas de apropriação urbana pelos povos e comunidades, bem como o debate na escola sobre esses povos tradicionais são desafios desse grupo de trabalho. Os dois temas não são novos na Geografia, e apesar do ensino da cidade ser um conteúdo dentro do ensino da geografia escolar, ainda precisa de uma maior reflexão sobre o urbano no Brasil, entre suas diferentes escalas de análises espaciais.  Os dois temas se convergem quando buscam dialogar sobre a educação diferenciada, ou seja, aquela que traz nas diretrizes curriculares, as referências culturais das comunidades indígenas, quilombolas, caiçaras, ribeirinhas e pesqueiras. É importante a valorização do lugar, pois muitos desses lugares se encontram em contextos urbanos e metropolitanos, nas periferias e favelas e em contextos de vilas e povoados das cidades pequenas e médias. Esses povos e as escolas vivem na interação com muita dinâmica dos modos de vida urbanos, das inflexões do meio técnico científico informacional e da globalização da economia e da cultura.

TEMAS: Cidade no ensino de Geografia. Comunidades tradicionais e suas relações com a cidade e o urbano. Cidade educadora e educação urbana em diferentes contextos culturais. Sujeitos e apropriação urbana, povos tradicionais, juventudes, crianças. Educação para o trânsito, questão educativa da mobilidade e acessibilidade urbana. Educação popular. Educação diferenciada. Gestão urbana, escola e formação cidadã. Escola e direito à cidade. Desenvolvimento dos raciocínios geográficos, culturais em contextos urbanos. Educação socioambiental, urbano e a natureza. Sustentabilidade ambiental, cultura e a vida urbana.

 
Trabalhos aprovados no GT-17
 

1. BEATRIZ CARVALHO TORRES. O ENSINO DA EVOLUÇÃO URBANA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO PELA BAÍA DE GUANABARA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

2. BRUNO LUIS DE SOUZA FELIX DOS SANTOS. SUBURBANOS INFELIZES, FAVELADOS DESPEJADOS: O ENSINO DE CIDADE ATRAVÉS DA LITERATURA NEGRA.

3. CAMILA VIANNA DE SOUZA. DUQUE DE CAXIAS: O ENSINO DE GEOGRAFIA E O ESPAÇO URBANO DA CIDADE DOS CONTRASTES

4. DANIELLA BARROSO. DESAFIOS E IMPLICAÇÕES DA COMUNICAÇÃO TRANSVERSAL DOS ESTUDOS DE CIDADES

5. DORIVAL BONFÁ NETO. DA LAMA AO CAOS, DO CAOS À LAMA: CULTURA CAIÇARA E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS EM SANTOS - SP

6. EDSON JOSÉ DINIZ. O USO DAS IMAGENS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DO ESPAÇO URBANO EM TAQUARA-DUQUE DE CAXIAS-RJ

7. GUIDO CRUZ DE ASSIS, THAÍS MATOS, LAÍS BRONZI ROCHA. INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO/RJ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PESCA ARTESANAL NA BAÍA DE GUANABARA

8. HUMBERTO MIRANDA DE CARVALHO. A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE LUTA TERRITORIAL CAIÇARA NO MUNICÍPIO DE PARATY

9. LUCAS DA SILVA SANTOS. O ENSINO DE GEOGRAFIA ENQUANTO POSSIBILIDADE DE ABORDAGEM DO DIREITO A CIDADE E CIDADANIA

10. LUIZ ANTÔNIO PEREIRA. A CIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO

11. MARIANA RABELO VALENÇA, ARTHUR VINNICIUS PATZDORF LUCENA. A CIDADE E O URBANO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A QUESTÃO IMAGÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS

12. MUGIANY BRITO PORTELA. O CONHECIMENTO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS SOBRE A CIDADE DE TERESINA-PI

13. PRISCILA DE SOUZA CHISTÉ LEITE, DILZA CÔCO, MARIANA DIONIZIO DOS SANTOS. SEGREGAÇÃO ESPACIAL E EDUCAÇÃO NA CIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA ENTREVISTA DE ERMÍNIA MARICATO PARA O ENSINO DE HUMANIDADES

14. ROBERTA SILVA MARQUES SILVA MARQUES, ALICE DA SILVA CASTRO, ANA PAULA RODRIGUES FEITOSA FRAZÃO. A CIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM ESCOLAS PÚBLICAS EM GOIÂNIA- GO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS A PARTIR DE IMAGENS

15. RODRIGO RODRIGUES FREIRE GOMES, THAÍS MATOS. O TEMA CIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES JOVENS E ADULTOS EM GOIÂNIA

16. VICTOR GABRIEL MONTEIRO E SOUZA. PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE A CIDADE DE CACHOEIRAS DE MACACU E O RIO MACACU

17. VINICIUS FRANCISCO MARCHESE, VIVIANE MOZINE RODRIGUES, SUELEM SIMÃO ALVES CELANTE. A TERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITAL NO BRASIL E O RISCO AMBIENTAL E EXISTENCIAL PARA OS PESCADORES ARTESANAIS: O INÍCIO DE UM DEBATE

 
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